16.03.2022 Finanças
Quem quer comprar um imóvel e realizar o sonho de ter um apartamento para chamar de seu pode se frustrar ao olhar o atual cenário. Com a alta da taxa Selic, pode parecer que compras desse tipo não são um bom negócio. Mas essa pode não ser a realidade.
Neste artigo, você poderá entender melhor como funciona a taxa Selic e quais as alternativas para garantir seu imóvel, fazendo uma compra racional e sem prejudicar o orçamento. Continue a leitura e confira!
Conhecida popularmente como taxa básica de juros, a taxa Selic é aquela que tem influência sobre todas as outras, é o termômetro da economia brasileira. É ela que é utilizada para todos os investimentos de renda fixa, influenciando poupança, letra de câmbio, CDB, CRI/CRA, LCI e LCA e tesouro direto.
E você sabe por que a taxa Selic é elevada em determinados momentos? Para conseguir frear a inflação de algum modo. A taxa Selic alta, no entanto, aumenta o valor de alguns juros em certos financiamentos, empréstimos e até cartões de crédito. Isso ajuda a barrar o consumo e, assim, diminuir a inflação. Em contrapartida, a Selic baixa incentiva o consumo e aquece a economia. Por isso, essa taxa oscila tanto, para manter certa linearidade na economia.
Pode parecer que entrar em um financiamento com a taxa Selic alta não favorece a compra de um imóvel, certo? Mas é possível, sim, fazer uma compra racional e com boa taxa de juros com as escolhas corretas.
A alternativa a não comprar um imóvel seria pagar um aluguel. Porém, esse é um dinheiro aplicado todo mês em algo que não trará retorno algum, ou seja, seu dinheiro não terá nenhuma finalidade a não ser garantir sua moradia apenas naquele mês.
Por outro lado, um bom financiamento oferece parcelas reduzidas, onde o dinheiro investido é direcionado para algo que é seu, um bem próprio para a construção do seu patrimônio.
O financiamento imobiliário, por sua vez, não usa a Selic, mas sim é subsidiado, ou seja, recebe apoio do governo, independentemente da Selic.
É claro que a decisão por comprar um apartamento não é somente feita a partir de uma boa taxa de juros do financiamento subsidiado pelo governo. Porém, ela é uma grande parte desta escolha e que fará a diferença no orçamento da família.
Antes de fechar o negócio, verifique se os juros estão competitivos, se você poderá arcar com os custos mesmo que haja percalços no caminho até o final do pagamento e se o imóvel que você deseja está à venda por um bom preço.
Usar um financiamento é uma alternativa interessante para fugir do aluguel, mesmo com a taxa Selic alta. Dessa forma, você pode ter seu imóvel, fazer uma compra racional e sair do aluguel.
E se você procura uma boa oportunidade de negócios, venha conhecer o Lasar. São apartamentos repletos de estilo e com lazer completo muito bem localizados.