03.11.2020 Dicas
O home office é uma tendência que aumenta há muitos anos, embora timidamente. Durante a pandemia do Coronavírus, entretanto, as empresas colocaram seus colaboradores para trabalhar em suas casas e ambos conseguiram tirar boas experiências dessa prática: funcionários perdendo menos tempo no trânsito e produzindo mais, enquanto empresas economizavam nas contas mensais.
O resultado foi positivo: segundo dados do site Agência Brasil, apesar das dificuldades iniciais, 50% das empresas que adotaram esse tipo de trabalho afirmaram que o novo esquema de trabalho superou as expectativas.
Observando esse cenário, é de se esperar que o home office, ao menos parcialmente, comece a fazer parte da vida das pessoas de uma forma mais constante. Para ajudar você a se adaptar a essa nova realidade, a seguir vamos listar algumas dicas para trabalhar em casa confortavelmente e manter o foco e a produtividade.
Trabalhar em casa pode ser sinônimo de poder acordar um pouco mais tarde, mas não se pode exagerar. Dormir alguns minutinhos a mais ajuda a começar o dia com mais energia, mas é importante colocar um horário limite para não passar do ponto.
Tente manter sua rotina de exercícios, alimentação e horário de trabalho e tente ser pontual para começar e encerrar seu expediente, assim como você faria se estivesse no seu dia a dia normal.
Muitas pessoas que trabalham em home office relatam que acabam ultrapassando o horário e excedem nas atividades corporativas, mesmo estando em casa. A cobrança dos superiores e até mesmo o conforto de estar na própria casa podem colaborar para que você se estenda.
Porém, aos poucos, esse hábito de ultrapassar o horário de trabalho pode causar estresse, fadiga e até um burn out, um estado de estresse crônico que pode até causar ansiedade e depressão.
Por isso é sempre importante aproveitar os finais de semana em família, desligar o computador após o expediente e evitar olhar e-mails no horário de descanso.
É importante separar um cantinho em casa para poder se concentrar e trabalhar com calma. Pode ser no quarto, na sala ou até mesmo em um quarto sem uso, que pode ser usado como escritório.
O importante é que você tenha uma mesa e uma cadeira confortáveis para passar o dia. A tela do seu computador também deve ficar na altura dos olhos, para evitar problemas de coluna que podem surgir ao longo do tempo.
Se sua dificuldade em fazer home office fica por conta das distrações de casa que te impedem de ser mais produtivo, usar algumas técnicas, como a Pomodoro, pode ajudar muito.
Ela consiste em colocar um cronômetro contabilizando 25 minutos. Durante esse tempo, tenha foco total no que está fazendo. Vale, inclusive, desligar smartphones e outros dispositivos.
Depois desse tempo, se dê 5 minutos de descanso e repita a operação. Quando você já estiver dominando a técnica, pode aumentar a quantidade de tempo de foco e também a de descanso, trabalhando com 50 minutos de produção/10 minutos de descanso.
Trabalhar em casa tem inúmeros benefícios, incluindo mais tempo para ficar com a família, passear, fazer cursos ou atividades que você antes não conseguia encaixar no dia. Por isso, o home office é uma tendência que veio para ficar e ajudar a melhorar a qualidade de vida.
E falando em qualidade de vida, confira aqui algumas dicas sobre como conseguir qualidade de vida morando em São Paulo!