17.04.2023 Dicas
Um receio muito comum quando o assunto é o avanço da tecnologia é sobre sua empregabilidade e como ela pode afetar o mercado de trabalho. Com a aceleração dos projetos de Inteligência Artificial, como ChatGPT, e Metaverso, por exemplo, muitas dúvidas estão surgindo sobre o futuro de algumas profissões e os desafios diante dessa empreitada tecnológica que chegou, sem dúvidas, para revolucionar diversas frentes da sociedade moderna.
Diante da urgência deste assunto, o SXSW 2023 (South by Southwest), o festival de inovação que aconteceu entre os dias 10 e 19 de março, na cidade de Austin, no estado do Texas, nos EUA, trouxe entre os assuntos tratados na conferência o debate sobre o uso dessas tecnologias e como elas devem ser vistas como aliadas, e não ameaças. Porém, há questões sociais, éticas e estratégicas que precisam ser consideradas durante a aplicação das novas ferramentas que se apresentam nesta era da internet que estamos vivendo.
Para trazer luz sobre o assunto, o evento levou para seus palcos alguns dos melhores profissionais especializados em marketing e inovação dos EUA, que falaram, de forma geral, sobre a ansiedade de entender esses novos mecanismos diante da relação das marcas e do consumidor, principalmente no que tange a questão de investimentos na área de tecnologia.
E quem achava que o online dominaria o mundo depois da pandemia, se enganou. Isso porque a presença física segue valorizada e até imprescindível diante de algumas demandas e busca por resultados. Porém, a aceleração da “vida on-line” também ganhou força, fazendo com que o modelo híbrido seja considerado por especialistas o futuro nesta terceira revolução da internet.
Além do termo “híbrido”, outro tema muito presente nesta edição do SXSW 2023 foi “comunidade”, que se trata da união voluntária de pessoas que se conectam afetivamente com produtos e serviços de uma marca, mas também se trata de agentes de mudança e impacto e catalisadores de novos contextos na internet 3.0.
Mas não basta aplicar a tecnologia. A estratégia de criação de conteúdo relevante é vital para empresas e marcas que desejam navegar nestas pujantes formas de interação com seus clientes, criando um engajamento cada vez mais profundo através de boas histórias, que estão diretamente atribuídas à expertise de profissionais de marketing com um perfil moderno e inovador. As pessoas querem identificação, querem afetividade, através de uma história potente e envolvente.
Portanto, as tecnologias vêm para serem aliadas e não substitutas. O fator humano é fundamental nessa configuração híbrida, construída pelo coletivo e com comunidades cada vez mais autônomas. Essas tecnologias são complementos à inteligência humana, uma vez que foram criadas e são abastecidas por elas.