05.05.2023 Dicas
Se você é um profissional autônomo e está pensando em adquirir um imóvel mas não sabe como comprovar sua renda, fique tranquilo! Pois hoje vamos apresentar quais documentos podem ser usados para auxiliar nessa etapa do financiamento.
Não é nenhuma novidade que para realizar um financiamento é necessário comprovar a sua renda mensal, os profissionais que trabalham formalmente, ou seja, que trabalham de carteira assinada, podem apresentar a carteira de trabalho ou holerites. Já no caso de profissionais autônomos, essa etapa sofreu alterações para incluir as profissões independentes e novos regimes de trabalho, contribuindo para que estes profissionais também possam comprovar seus rendimentos mensais.
Independente da prestação de serviços ser de forma liberal ou informal, é muito importante que durante a comprovação seja entregue os documentos que indiquem sua movimentação como Pessoa Física. Já no caso de possuir um CNPJ, ou seja, ter uma empresa, aí será necessário que além dos comprovantes de Pessoa Física sejam apresentados também os comprovantes de Pessoa Jurídica.
Existem documentos que podem contribuir mais do que outros para que o financiamento seja finalmente aprovado, eles podem até mesmo conseguir uma negociação do valor do imóvel ou de sua taxa de juros, por isso é tão importante ter os documentos certos na hora de comprar seu imóvel. Os documentos que podem ser utilizados para comprovar os rendimentos mensais de profissionais autônomos, são:
Com toda certeza, essa é a forma mais simples de comprovar a sua renda. Dependendo do banco ou da empresa que será feito o financiamento pode ser requisitado os 3 ou 6 últimos extratos bancários de sua conta.
A declaração do imposto de renda pode servir como um comprovante de rendimento mensal, se o profissional manter essas declarações em dia, poderá utilizar esse documento. No entanto, é sempre importante conferir o que o banco ou a empresa requisitam como comprovante de renda pois, como o imposto de renda é feito anualmente, nem sempre será aceito.
O DECORE pode ser utilizado por autônomos, microempresários e profissionais liberais para declarar seus rendimentos. Ele é um comprovante emitido por um contador e é autenticado possuindo um selo que assegura a habilitação desse profissional.
Outra forma muito fácil de comprovar a renda é utilizar os recibos de pagamento dos serviços prestados para uma empresa. Os recibos de pagamento são um direito dos profissionais autônomos, por isso é muito importante cobrá-los sempre que possível.
Quando a empresa for realizar a análise dos rendimentos, ela vai verificar o grau de comprometimento da renda do profissional autônomo com as parcelas do imóvel que se pretende financiar. Se por um acaso essa renda não sustentar o valor das prestações, o banco ou a empresa vai recusar a solicitação de financiamento. Nesse caso, pode ser feita a comprovação da renda com a ajuda de mais pessoas, que podem ser por exemplo, o cônjuge, parentes e até mesmo pessoas que não sejam de vínculo familiar. Para essa situação, é preciso que os participantes sejam responsáveis pelo pagamento do imóvel, e isso deve estar registrado no contrato de compra e venda do financiamento.
Vale ressaltar, que geralmente não é preciso comprovar a renda com todos os documentos citados, algumas construtoras e bancos são mais flexíveis quanto a isso, por isso verifique com cautela e só quando tiver certeza de quais serão requisitados inicie a busca pelos comprovantes.