14.04.2023 Dicas

Guia do bom anfitrião: como receber bem os amigos em casa

Receber amigos e parentes em casa é uma arte. Isso porque não basta abrir a porta de casa para as pessoas entrarem, é preciso estar atento aos detalhes para tornar os encontros especiais e, por consequência, ganhar a fama de ótima pessoa anfitriã. 

Claro que isso não deve ser uma obrigação. Receber bem as pessoas em casa deve ser algo prazeroso, assim, essa verdade será reconhecida por todos os convidados, que terão a chance de viver mais do que um brunch, almoço, café da tarde ou jantar. Com uma boa recepção é possível tornar momentos triviais em experiências deliciosas, divertidas e inesquecíveis. 

Porém, como toda a arte, receber bem os amigos em casa precisa de pesquisa, técnica, atitude, criatividade e, porque não, ousadia para colocar em prática na decoração, no menu e no entretenimento.

Veja 5 dicas para ser um bom anfitrião:

1. Prepare-se

Planejamento é algo imprescindível. Fazer as coisas em cima da hora pode gerar atrasos e frustrações. Faça antecipadamente a lista de pessoas convidadas, considere o espaço disponível antes de convidar as pessoas para que o ambiente fique confortável. Compre tudo que puder pelo menos três dias antes do evento para que nada falte e você precise sair correndo. Deixe a casa limpa e os móveis bem-dispostos para a recepção. Envie o convite dentro de um prazo intermediário, para que não fique muito distante e nem muito próximo, para que a pessoa possa se organizar com tranquilidade. 

2. Menu

Dimensionar os comes e bebes de uma recepção é o básico para que não falte comida e bebida. Porém, isso realmente é só o começo da preparação dessa etapa do evento. Além do sabor das entradas, pratos principais e sobremesa, que tal ir além e dar toques personalizados ao menu? Para isso será necessário conhecer um pouco mais os gostos dos convidados para que você insira ou retire algo do cardápio. Muita atenção ao tipo de alimentação que seus convidados seguem. Muitas pessoas hoje são veganas, vegetarianas e flexitarianas (que estão em processo de redução do consumo de carnes). Portanto, é imprescindível coletar certas informações antes de tomar uma decisão quanto ao que vai servir.

3. Decoração

Esta etapa da recepção é uma das mais impactantes para os convidados, afinal, é o cartão de visita, é onde a primeira impressão acontece. Que tal coordenar cores por meio de objetos decorativos como velas, vasos de flores e guardanapos? Aproveite as cores da estação ou itens temáticos, caso o encontro seja numa data ou período comemorativo, como Carnaval, Natal, Páscoa e até outras datas mais inusitadas para surpreender seus convidados com muita criatividade.

4. Entretenimento

Você sabia que o entretenimento pode começar antes mesmo do encontro? Que tal criar um grupo no WhatsApp e aproveitar para dividir os preparativos do encontro e até mesmo contar com a colaboração dos convidados? A plataforma possibilita realizar enquetes, onde você pode descobrir os gostos culinários e as bebidas de todos de forma divertida. Além disso, você pode criar uma playlist colaborativa no Spotify, por exemplo, e pedir para todos colocarem as músicas que desejam ouvir durante a recepção. Durante o evento, você também pode propor jogos coletivos durante os drinks e petiscos.

4. Fechamento

Falamos sobre o começo e o meio da recepção, mas o fim não é menos importante. Promova um momento de desaceleração do encontro com café, chá e doces. Além disso, é possível também investir em uma lembrancinha com pequeno preço e grande impacto, como é o caso de vasinhos de suculentas.

Aproveite esses momentos inesquecíveis que ganham ainda mais brilho ao lado de quem a gente ama.

E se você estiver pensando em mudar de casa para ter mais espaço, comodidade e conforto para receber os amigos e familiares, venha conhecer o Lasar! Localizado na Chácara Klabin, ele tem tudo o que você procura para ter mais qualidade de vida e conforto no seu dia a dia.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS