23.09.2022 Dicas
Os gatos são os novos queridinhos quando o assunto são pets. Segundo um levantamento feito pelo Censo Pet IPB e divulgado pela revista Casa e Jardim, em apenas 1 ano, a população de gatos no Brasil cresceu 6%. Para se ter uma ideia, a população de cães, no mesmo período, aumentou 4%.
Gatos em apartamentos combinam perfeitamente: os bichanos não fazem barulho, portanto são mais difíceis de serem apontados pelos vizinhos como fonte da falta de sossego pelo barulho, além de serem bem tranquilos e gostarem de estar em casa.
Quem tem vontade de ter um pet e pensa em um gatinho pode ter outras dúvidas quanto à convivência com o animal dentro de casa. Perguntas sobre a questão das unhas nos móveis e tecidos são constantes. Mas não é preciso se preocupar. Basta escolher os itens certos para ter gatos e manter sua casa sempre bonita. A seguir, confira tudo sobre gatos e a decoração da casa!
Essa procura citada no início deste artigo acontece pelo fato de as pessoas terem a vontade de ter um pet, mas que não exija cuidados que levem muito tempo. O cachorro, por exemplo, para manter uma rotina saudável, precisa sair do apartamento, passear e gastar energia.
Por outro lado, os gatos não têm essa necessidade e, ainda, os profissionais aconselham mesmo que não sejam tirados de casa, pois eles gostam da rotina e se sentem bem estando sempre no mesmo ambiente.
Quem pensa que, para ter gatos, é preciso esquecer da decoração e aceitar que tudo ficará arranhado, há uma luz no final do túnel. Alguns tecidos são próprios para quem tem gatos, são texturas que não interessam tanto aos bichanos.
O suede, por exemplo, é ideal para sofás, poltronas e cadeiras. Sua trama é bem unida e não é atrativa para as unhas dos animais. Portanto, as chances desse tecido ficar arranhado são bem menores. Da mesma forma, materiais como a sarja são excelentes como capas desses móveis, que seguem a mesma linha, com tramas mais unidas e sem local para as unhas felinas.
Além disso, há arranhadores específicos para serem encaixados no sofá, que evitam que os gatos arranhem essa parte do móvel. Aliás, proporcionar aos bichanos um ambiente propício para que eles gastem a energia arranhando, também impede que eles busquem outros móveis.
Ofereça arranhadores em diferentes partes da casa, coloque nichos para que eles subam nas paredes e disponibilize uma cama para que eles possam dormir e colocar os brinquedos. Brincar com os gatinhos todos os dias também faz a diferença, afinal, eles vão gastar energia e, assim, não precisam procurar pontos para descarregar o estresse.
Os gatos arranham por vários motivos, que vão desde estresse até a necessidade de lixar as unhas. Por isso, fique sempre atento às necessidades do seu pet. Somado a isso, proporcionar um ambiente rico para que ele se sinta feliz e confortável também ajuda a evitar os arranhões em demasia.
E para garantir uma casa sempre limpa mesmo tendo pets, confira nosso artigo onde citamos dicas para a manutenção dos ambientes com cães!