16.06.2021 Dicas

Incentive os pequenos negócios e ajude a economia nacional

Durante a pandemia do Coronavírus, a grande maioria da economia mundial foi afetada direta ou indiretamente. Muitos comércios fecharam e outros continuam abertos, mas ainda vão demorar um tempo para se recuperar financeiramente. Os pequenos negócios, por sua vez, foram os mais afetados, já que o fluxo de caixa não costuma ser tão grande para sustentar períodos de lockdown ou até mesmo manutenção de funcionários.

Com a retomada gradual do comércio no Brasil, é importante incentivar o comércio local, ajudando esses pequenos negócios a se recuperarem e garantirem sua saúde financeira o mais breve possível. Quer saber como colaborar? Confira algumas dicas abaixo!

Faça sua feira semanal com um pequeno produtor

Os pequenos produtores de frutas e verduras orgânicas normalmente vendem seus produtos em pequenas feiras ou contam com um espaço em lojinhas de produtos naturais. Para colaborar com a economia desse setor, a dica é trocar a feira dos grandes mercados pelo comércio local.

Além de ajudar um pequeno comerciante, você ainda pode levar vegetais ainda mais fresquinhos e que vão durar mais tempo em casa.

Dê preferência para marcas brasileiras

As marcas nacionais de roupas, móveis, objetos de decoração e outros produtos merecem uma atenção especial, já que muitas contam com excelente qualidade e atendimento. Portanto, quando estiver à procura de algum produto específico, a dica é dar prioridade às marcas brasileiras.

Se você tiver algum amigo ou familiar abrindo alguma loja, dê uma contribuição adquirindo um produto, se for possível. Essas atitudes fazem toda a diferença e ainda ajudam a divulgar a marca.

Valorize as feiras de artesanato

Nas feiras de artesanato é possível encontrar uma série de produtos para a casa, roupas e acessórios produzidos por artesãos, esses que sofreram muito na pandemia por não poderem expor seus produtos nesses locais.

Tente descobrir se existe uma feira próxima da sua casa ou, em um passeio na rua, repare nos vendedores que exibem seus trabalhos. Desses locais, podem sair ótimas peças, a preços justos e você ainda colabora com a economia local e ajuda famílias que podem estar precisando no momento.

Interaja com as marcas que gosta nas redes sociais

As redes sociais, hoje, são a maior vitrine que o mundo pode ter. A grande maioria das marcas já exibe seus produtos e serviços nela, e a interação do público é fundamental para que as contas fiquem em destaque.

Se você comprou algum produto e gostou, não deixe de escrever um comentário na página da loja, curtir as postagens que ela faz e compartilhar com seus amigos. Essa atitude ajuda muito no engajamento desse tipo de conta, já que não há nada melhor que um cliente contando sua experiência para inspirar outros a comprarem.

Ajudar os pequenos negócios é uma atitude nobre que pode ser fundamental para reerguer o país após o recesso econômico que foi resultado da pandemia. Se todos colaborarem uns com os outros, as chances dos comércios menores fecharem são muito menores e a recuperação da saúde financeira desses locais será muito mais rápida.

É importante sempre lembrar que a volta gradual do comércio deve ser feita com responsabilidade. Sempre que for visitar algum lugar, lembre-se de cumprir todos os protocolos de segurança, usar máscara da maneira correta, manter o distanciamento social e usar álcool em gel. Assim, você contribui para sua segurança e também para a de quem está te atendendo.

E se você mora em São Paulo, não deixe de conhecer a Vila Nova Conceição e saber tudo o que ela oferece aos seus moradores, desde comércios locais até ótimas opções de lazer e entretenimento!

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS