23.12.2022 Dicas

Como escolher a pedra para a cozinha? Confira 4 tipos

A cozinha é um dos ambientes mais democráticos da casa, é possível receber os amigos em um encontro informal ou fazer as refeições da família no dia a dia. Por isso, é muito importante ficar atento a cada detalhe na hora de escolher as peças que farão parte dessa parte da casa, principalmente a pedra que fará parte da bancada da cozinha.

Confira, a seguir, algumas dicas interessantes para fazer a melhor escolha, que vai deixar sua cozinha bonita e, é claro, funcional. A pedra da cozinha precisa ser resistente a riscos e fácil de limpar, portanto, alguns materiais são mais indicados. Venha descobrir quais são eles!

Granito

O granito é a escolha mais comum quando se fala em pedras de bancada para a cozinha. Com excelente custo-benefício, boa durabilidade e resistência e beleza, a pedra é uma ótima escolha para quem quer deixar essa parte da casa bonita sem gastar muito. E há uma série de opções, desde as mais lisas, às mais granuladas, sendo as mais escolhidas a São Gabriel e o Preto Absoluto.

Resistente à impactos e também às altas temperaturas, a pedra não vai rachar ao colocar uma panela quente direto nela, por exemplo. Isso traz mais tranquilidade para quem quer algo durável dentro da cozinha.

Mármore

O mármore também é uma pedra natural, mas é mais nobre que o granito, trazendo uma sofisticação maior na estética da cozinha. Além disso, as cores do mármore são mais neutras e, portanto, mais fáceis de combinar com as cores dos móveis e do restante do espaço.

Apesar de bonita, porém, o mármore é indicado na parte da bancada da cozinha onde não há pia, por exemplo. Isso porque ele é permeável e pode riscar facilmente. Portanto, atenção na hora de escolher onde encaixar uma peça desse material.

Silestone

Essa é uma das pedras mais procuradas por quem procura sofisticação e durabilidade. O silestone é um material nobre e resistente, já que é uma mistura de mármore com resina de poliéster.

Comparado ao mármore e ao granito, ele é uma opção menos porosa e que pode ser colocada em bancadas com pia, por exemplo. Mas é bom lembrar que é bom tomar cuidado com objetos quentes em demasia, pois a resina ainda é um pouco sensível.

Porcelanato

O queridinho dos revestimentos também foi parar nas bancadas da cozinha! O porcelanato é resistente para ser instalado na bancada da cozinha, não tem porosidade e, portanto, pode ser colocado em uma bancada com pia, por exemplo. Além de tudo, ele é fácil de limpar.

O porcelanato, contudo, não deve ser instalado diretamente sobre a bancada. É preciso ter uma estrutura metálica prévia para que ele fique fixado da maneira correta e não danifique ao longo dos anos.

A bancada da cozinha é um dos espaços da casa que merece atenção e cuidado na hora da escolha. E agora que você já sabe quais são os materiais mais escolhidos para esse ambiente, ficou fácil escolher, certo?

E se o seu sonho é ter uma cozinha grande e ideal para receber seus amigos, venha conhecer o Casa Real. Trata-se de um condomínio com casas exclusivas, muito espaçosas e que vão trazer muito mais qualidade de vida para você e sua família.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS