02.02.2022 São Paulo

Conheça a família Klabin e sua relação com o bairro de São Paulo

A história de uma família que constrói um legado e participa ativamente de uma mudança na sociedade sempre merece ser contada. E esse é o caso dos Klabin, que contribuíram para a construção do cenário artístico e arquitetônico no Brasil, além de dar origem a uma das maiores empresas de papel e celulose do país. Essa história funde-se, não por coincidência, à história do bairro Chácara Klabin, que tem ligação direta com a família e seus correlatos.

Hoje, você vai poder conhecer melhor como os Klabin chegaram onde estão hoje e qual a ligação deles com o bairro paulistano. Continue a leitura e acompanhe!

A família Klabin e o legado de papel e celulose

Em 1889, desembarcava no Brasil Maurício Freeman Klabin, um imigrante lituano que se uniu ao marido de sua irmã, de sobrenome Lafer, para fundar uma empresa de tipografia. A partir de então, os empreendedores foram aprimorando suas veias corporativas e investiram no arrendamento da Fábrica de Papel de Itu.

Desde então, o legado da família só aumentou, gerando o Grupo com o sobrenome da família e se tornando uma das maiores empresas em expansão no setor de papel e celulose.

Hoje, para se ter uma ideia, a empresa já tem um valor de mercado de mais de 32 bilhões de reais e tem mais de 20 unidades distribuídas no Brasil e uma na Argentina.

Família Klabin e o bairro Chácara Klabin: arte, arquitetura e urbanismo

A família Klabin construiu um império que foi muito importante para a economia de todo país, principalmente no Estado de São Paulo. Mas, ao contrário do que se pode imaginar, não foram os Klabin a morar primeiro onde hoje fica o bairro em questão, mas sim a família italiana Bezzi.

Antes de ser abolida a escravidão, em 1888, a região onde fica o bairro paulista abrigava fazendas e chácaras. Depois desse período, muitos imigrantes dos mais diversos países ocuparam a área. Maurício Klabin e a família adquiriram uma área enorme de chácaras situadas entre onde hoje fica o bairro do Ipiranga e o Caminho do Mar.

A contribuição da família, entretanto, não se resumiu a ser proprietária de terras. Maurício e sua família trabalharam na construção de centros de saúde e museus pela região, e seus filhos continuaram o legado de melhorias. Um dos grandes marcos da família foi a construção da primeira Casa Modernista do Brasil, projetada por Gregori Warchavchik, marido de Mina Klabin, filha de Maurício.

Assim, começou o processo de urbanização do bairro que hoje é uma das referências de bons lugares para se morar na cidade de São Paulo. Grande parte dessa valorização se deve ao fácil acesso a todas as regiões da cidade e também ao litoral, mas também aos dois metrôs que ficam no bairro e às inúmeras opções de lazer e entretenimento oferecidas.

O bairro Chácara Klabin foi uma das contribuições da família Klabin para a cidade de São Paulo e hoje abriga muitos prédios e casas, proporcionando qualidade de vida a seus moradores.

Você já conhece esse bairro? Confira aqui o que tem na Chácara Klabin e venha saber mais sobre essa região paulistana repleta de história e estilo.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS