08.02.2022 Arquitetura

Gregori Warchavchik: conheça sua história e influência no Brasil

A arquitetura moderna é marcada por uma série de características que, principalmente, incluem construções em linhas retas, usando materiais como concreto, aço e vidro. Mas você sabia que o responsável por apresentar o toque modernista ao país foi Gregori Warchavchik? O ucraniano veio morar no Brasil após a semana de 22.

Quer conhecer a obra desse nome importante da arquitetura moderna? Então continue a leitura deste artigo. A seguir, você vai descobrir detalhes sobre sua vida e sua contribuição para a arte no Brasil.

História de Gregori Warchavchik

Nascido na cidade de Odessa, na Ucrânia, Warchavchik nasceu em um período onde o local ainda era conhecido como Império Russo, em 1896. Na cidade, foi também onde passou sua infância e viveu até sua juventude.

Aos 22, foi viver em Roma, na Itália, onde continuou o curso de arquitetura que havia pausado na Ucrânia. Durante esse período, Gregori Warchavchik foi o responsável por várias obras, sendo a mais relevante o cine-teatro de Florença.

Em 1923, Gregori veio ao Brasil para morar. A escolha foi certeira, já que o país havia acabado de passar por uma transformação no estilo artístico, cravado pela Semana de Arte Moderna em 1922.

Gregori Warchavchik no Brasil

Depois de chegar ao Brasil, Gregori trabalhou na Companhia Construtora de Santos. Depois, começou a frequentar encontros com grupos compostos por grandes artistas modernistas, Mário de Andrade, Anita Malfatti e Heitor Villa-Lobos foram alguns deles. 

Em um desses encontros, o artista conheceu Mina Klabin, paisagista. Os dois se casaram em 1927.

Warchavchik e sua contribuição importante para a arquitetura

Warchavchik defendia que a arquitetura clássica só deveria ser usada em teorias na aprendizagem dos conceitos. Mas que, na prática, ela era antiquada e pouco útil. Nas palavras de Warchavchik, prédios e casas deveriam ser máquinas de morar, ou seja, se adequarem de tempos em tempos às necessidades que acompanhavam a modernidade.

Seus projetos modernistas foram seguidos por amantes da arquitetura que pregavam renovação, destacando-se ao longo dos anos.

Foi professor na Escola Nacional de Belas Artes, no curso de Arquitetura, onde lecionou para então estudantes que se transformaram em grandes profissionais, como Roberto e Jorge Moreira e Affonso Reidy.

O projeto mais importante do arquiteto, contudo,  foi a primeira Casa Modernista do Brasil, hoje Parque Casa Modernista, onde morou com sua esposa Mina. Até hoje um marco arquitetônico aberto para visitação, o Parque Casa Modernista encanta estudantes de arquitetura e apaixonados pelo tema. O projeto foi tão importante que é tombado em níveis municipais e estaduais.

Sua esposa, Mina Klabin, foi a responsável pelo paisagismo da casa, ressaltando a beleza da modernidade da construção com espécies nativas estrategicamente posicionadas. 

Gregori ainda foi responsável por outras casas modernistas, como a primeira do Rio de Janeiro e também a do bairro Pacaembú. 

Gregori Warchavchik deu uma importante contribuição para a disseminação da arquitetura modernista no Brasil. De seus projetos, saíram importantes outras construções em todo o país. 

Agora que você já sabe que Gregori Warchavchik foi o grande responsável pela construção da Casa Modernista, que fica na Chácara Klabin, que tal conferir aqui o que tem nesse bairro, que é considerado um dos mais bem localizados da cidade?

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS