18.01.2022 Arquitetura

Lasar Segall: conheça um dos principais nomes do modernismo

Com a aproximação do centenário da Semana de Arte Moderna de 22, o movimento modernista brasileiro retorna aos holofotes. O modernismo foi um movimento que influenciou múltiplos aspectos da cultura no século XX, principalmente. Dentre os nomes que fizeram história nas artes, está o de Lasar Segall, um artista nascido na Lituânia e radicado no Brasil que ficou conhecido mundialmente por sua arte.

Neste artigo, você vai poder conhecer um pouco mais da história do pintor e de sua contribuição para a arte e para o modernismo que se estende até os dias atuais. Continue a leitura e confira!

Biografia de Lasar Segall

Nascido em Vilna, capital da Lituânia, em 1891, Lasar Segall demonstrava intenso interesse pelas artes, sobretudo pela pintura. Foi então que, em  1906, mudou-se para Berlim, a fim de estudar na Academia Imperial, de onde foi expulso mais tarde por ter participado de um evento junto a artistas que não se importavam muito com o senso estético oficial. No evento, inclusive, Segall ganhou o prêmio Max Libermann.

Mudou-se para a cidade de Dresden, na Alemanha, em 1910, e foi ali que montou sua primeira exposição individual. No evento, Segall expôs trabalhos majoritariamente impressionistas.

Lasar Segall no Brasil

Após um tempo se dedicando aos trabalhos impressionistas, Lasar Segall começou a se aproximar do expressionismo. Em 1913 veio para o Brasil e expôs suas obras de arte moderna em um evento. Esta, inclusive, é considerada por muitos especialistas a primeira exposição no país onde foram apresentadas pinturas do modernismo, mesmo não tendo muito sucesso.

Depois de voltar para a Alemanha por um período e pintar quadros que retratavam alguns cenários da Primeira Guerra Mundial, Lasar Segall volta ao Brasil, em 1923, onde foi radicado em São Paulo.

Já em 1924, o artista fez sua primeira exposição individual e decorou o Pavilhão de Arte Moderna. Então, Segall começou a pintar quadros com a temática inspirada no Brasil: surgiram, então, obras que retratavam o povo brasileiro, as favelas e até a vegetação do país.

Outro marco importante da carreira do artista foi em 1929, quando começou a se aventurar na produção de esculturas em madeira, gesso e pedra. Os mesmos personagens e figuras que pintava em seus quadros eram retratados em esculturas usando esses materiais. 

Ao longo dos anos, Segall teve diversas fases que retraram desde campos de concentração, prostitutas de São Paulo, retratos e florestas.

Em 1957, a cidade de Paris realizou a Exposição Segall, que foi uma das maiores já realizadas com obras do artista, contando com 22 esculturas de bronze, 61 quadros e 200 desenhos.

Hoje, o maior acervo com as obras importantes do artista encontra-se no Museu Lasar Segall, antiga casa e ateliê do artista, na rua Berta, 111 – Vila Mariana, São Paulo. Além de exposições do artista, a casa conta com um centro de formação de professores e uma sala de cinema

E você sabia que Lasar Segall foi um dos precursores da arte moderna no mundo todo? Esse estilo foi o responsável por uma reviravolta no mundo da arte e até hoje inspira construções arquitetônicas no mundo todo. Quer saber mais? Conheça a arquitetura moderna neste post!

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS