21.10.2022 Arquitetura
Quando se fala em arquitetura, fala-se também na construção de projetos integrados, que sejam capazes de mesclar natureza, bem estar e, claro, uma estética diferenciada e capaz de agradar o consenso geral. Mas alguns dos profissionais dessa área, ao longo dos anos, revolucionaram a história da arquitetura e trouxeram um novo conceito para a história da construção.
A seguir, você poderá conhecer alguns desses nomes tão importantes da arquitetura mundial e saber quais foram os grandes conceitos usados por cada um deles que revolucionaram o cenário do segmento e até hoje influenciam os profissionais na hora de criar um projeto. Continue a leitura e acompanhe!
Americano, Wright fazia questão de apresentar uma arquitetura orgânica, ou seja, que se integrasse e fizesse parte dos elementos da natureza, ao mesmo tempo em que se espelhava na arquitetura moderna para a construção de seus projetos.
Amplas janelas, com coberturas planas e linhas retas, ou até levemente inclinadas, faziam parte do estilo de Frank Lloyd, que foi um dos ícones da arquitetura em seu país e no mundo todo.
Um dos maiores responsáveis pela arquitetura modernista no Brasil, Niemeyer deixou um legado de obras incríveis e que até hoje são estudadas nos cursos de arquitetura. Com um estilo em que mescla linhas retas, janelas e espaço amplo, o arquiteto tem em seu currículo criações como o Edifício Copan, o Palácio da Agricultura e todo o planejamento da cidade de Brasília.
Foi ganhador do prêmio Pritzker e participou, ainda, de muitos projetos internacionais, como a criação da sede das Nações Unidas em Manhattan
Inglês, Foster é considerado um grandes nomes quando o assunto é arquitetura mesclada à alta tecnologia e aparência ultra moderna. Espelhos, formatos diferenciados e um acabamento pensado em todos os detalhes fazem parte do estilo do arquiteto, que tem um escritório onde assina alguns dos edifícios mais surpreendentes do país, como o 30 St Mary Axe, o segundo maior prédio da Inglaterra.
Conhecido como pai da arquitetura moderna, o suíço Le Corbusier combinava linhas retas e colunas em um trabalho elegante, sofisticado e limpo, privilegiando janelas e iluminação natural, além das fachadas livres, com tudo sempre muito funcional e plantas livres, com terraço jardim.
Zaha Hadid era iraquiana tinha entre suas inspirações Oscar Niemeyer. Foi uma das poucas mulheres a ganhar o prêmio Pritzker, tendo seu estilo majoritariamente futurista, com obras que até hoje são sinônimo de modernidade em qualquer tempo.
De origem italiana, Lina Bo Bardi foi um grande nome da arquitetura mundial. Naturalizada no Brasil, teve uma grande influência no modernismo no país. O MASP e o Sesc Pompéia, ambos em São Paulo, são algumas das obras que foram idealizadas pela artista e até hoje são referências.
Os arquitetos do Brasil e do mundo que ficaram marcados por seus estilos incrivelmente fortes empregados nas construções deixaram um legado de aprendizado e beleza. Por isso, é importante saber quais foram esses nomes e entender que cada prédio e projeto leva um pouco de seus ensinamentos e influências até hoje.
O Lasar é um desses projetos que respiram arquitetura. Venha conhecer esse empreendimento incrível que além de bonito, foi pensado para trazer todas as funcionalidades possíveis aos seus moradores no dia a dia. Venha morar na Chácara Klabin!