22.04.2021 Mercado Imobiliário

Índice IGPM: o que é e como ele afeta aluguel e compra de imóveis?

Quem está atento ao mercado imobiliário certamente já ouviu falar do IGP-M – Índice Geral de Preços do Mercado, que é um termômetro que mostra as variações de preços, sendo um dos mais influentes no cálculo da inflação. 

E o IGP-M é tão importante porque é por meio dele que os gastos do dia a dia como planos de saúde, mensalidade de escola e até tarifas de energia elétrica são calculados. O mercado imobiliário também é afetado pela flutuação desse índice. Se estiver planejando comprar um alugar um apartamento, continue a leitura deste artigo e veja como o IGP-M pode influenciar nos seus negócios.

Entendendo o IGP-M

O Índice foi criado e é calculado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, sendo uma variação dos índices Gerais de Preços. É ele que registra as flutuações de valores que englobam desde matérias-primas do agronegócio e indústrias, como commodities, como minério de ferro e alumínio até serviços finais, como venda de imóveis.

Para calcular o IGP-M, a instituição usa 3 outros índices de base, como o IPA-M (Índice de Preços por Atacado – Mercado), o INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado) e IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor). O cálculo é feito mensalmente entre o dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês vigente.

Todos esses indicadores são usados para medir bens de consumo, como a alimentação e outros chamados bens de produção, como matérias-primas utilizadas para construção, por exemplo. Além deles, são calculados também os valores de vestuário, embalagens, aluguel, remédios, transportes e muitos outros.

Em que o IGP-M impacta no mercado imobiliário?

Como você já viu acima, o IGP-M é calculado com uma série de outros índices que fazem toda a diferença no custo de construção dos imóveis.

E por abranger tantos índices, inclusive os que afetam diretamente o mercado imobiliário, o IGP-M é uma das principais bases de cálculo para que contratos de aluguéis sejam ajustados a partir dele, assim como alguns tipos de contratos de compra e venda de imóveis.

Na maioria dos casos, o IGP-M é usado muito para recalcular ou calcular contratos de aluguel. Portanto, quem passa mais por essa oscilação são os locatários de apartamentos, casas e imóveis comerciais.

O IGP-M é um índice importante e que pode ser o responsável por oscilar valores dentro do mercado imobiliário. Mas ele não é o único que impacta nessa decisão, já que outros índices também são usados para fazer cálculos no setor imobiliário.

Um exemplo é o INCC, Índice Nacional de Custo da Construção, que calcula os custos dos materiais usados para construção. Por isso, ele é bastante usado para calcular também o valor de novos empreendimentos imobiliários.

Entender como funcionam índices como IGP-M é uma tarefa importante para quem gosta e quer estar por dentro do mercado imobiliário. Assim como também é essencial para locadores e locatários de imóveis para que negociem com mais propriedade e cheguem a um acordo bom para ambos.

Está interessado em investir em um novo imóvel? Venha conhecer o Inside, um empreendimento com apartamentos de diferentes tamanhos e localizado em um dos melhores bairros de São Paulo!

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS