05.05.2021 Dicas

Plantas de apartamento: as tendências de moradia

O tempo passa e a necessidade das pessoas muda. Assim, surgem novos produtos e o mercado se adapta para suprir as necessidades dos consumidores, a fim de trazer mais qualidade de vida e tornar a rotina mais prática. No caso das plantas de apartamento, acontece o mesmo: novas necessidades surgem e as tendências se renovam.

Atualmente, você sabe quais são as plantas de apartamento que mais fazem sucesso? Como a disposição e o tamanho dos cômodos afeta o dia a dia e pode deixá-lo mais prático e se adaptar à rotina familiar? A seguir, você poderá conferir algumas plantas e tendência de espaços dentro dos apartamentos. Acompanhe!

Espaços e qualidade de vida: entenda a relação

Antigamente, as famílias costumavam ser maiores. Ou seja, era normal um casal, por exemplo, ter mais de 5 filhos há 40 ou 50 anos. Desta forma, as casas tinham espaço para comportar as crianças, além de cômodos grandes. E isso acompanhava o estilo de vida da família, já que era comum a mulher assumir o papel de dona de casa e cuidar dos filhos, da casa e administrar o lar.

Ao longo dos anos, entretanto, a rotina ficou mais dinâmica e prática. Ao longo dos anos, a mulher acumulou outras funções, como estudos e trabalho fora de casa. Por conta da rotina agitada, os casais optaram por ter menos filhos e necessitavam de praticidade. 

Com isso, os apartamentos e imóveis mais funcionais começaram a tomar espaço e cair nas graças de pessoas que procuravam lugares fáceis de limpar, bem localizados e que ajudassem na dinâmica familiar.

Assim, é possível observar que a disposição, tamanho e modo de morar influencia e acompanha as necessidades das pessoas, ajudando-as em seus compromissos do dia a dia e modo de vida.

As tendências de plantas de apartamento e moradia

Nos dias atuais, observa-se que a praticidade é a palavra de ordem quando se fala em dia a dia. Ainda mais em grandes cidades, onde o tempo é contabilizado e cada minuto no trânsito faz a diferença, seja para usar na hora de passar mais tempo com a família ou para conseguir dar conta das atividades de todos os dias.

Pensando nisso, os espaços compactos configuram um dos tipos de plantas de apartamentos mais procurados por jovens casais ou pessoas que moram sozinhas. Elas procuram imóveis com, em média, 30 m² que sejam funcionais. Apesar de reduzidos, os espaços são integrados, o que traz um toque de modernidade aos ambientes, ao mesmo tempo em que dão uma sensação de amplitude.

Áreas comuns compartilhadas, como a lavanderia, por exemplo, também são muito práticas, já que não é preciso dedicar um espaço à área de serviço e se aproveita mais o espaço da cozinha.

Mesmo quem escolhe plantas maiores, opta por ambientes integrados e a ausência de paredes desnecessárias para delimitar alguns cômodos, como a cozinha e a sala. Os ambientes integrados ajudam na convivência familiar e até na hora de receber os amigos, deixando quem está na cozinha até mais próximo dos convidados.

Como exemplo de espaços mais integrados que facilitam a circulação de pessoas, temos as plantas no padrão europeu. Elas costumam centralizar as áreas de convivência para garantir a dinâmica de interação das pessoas, ao mesmo tempo em que distribui os cômodos privados ao redor dele, trazendo também mais privacidade.

E você, já escolheu a planta de apartamento que melhor se encaixa em seu dia a dia? Então venha conhecer o empreendimento Inside, que oferece opções de várias metragens e disposições, que se adaptam à sua realidade.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS