11.08.2021 São Paulo

Parque Ibirapuera: o que fazer no coração verde da cidade

O Parque Ibirapuera é o mais famoso da cidade de São Paulo. É um dos pontos mais buscados para praticar esportes, fotografar, curtir momentos de descanso e apreciar exposições. Parte dele fica no bairro Vila Nova Conceição.

Ele abriga uma enorme área verde, com direito a lagos, jardim japonês, rosa-dos-ventos e um gramado que convida para esticar a canga, fazer um piquenique e pegar um sol.

No entanto, muitas pessoas não conhecem alguns segredinhos do Parque Ibirapuera. São eles que revelaremos neste roteiro especial. Acompanhe!

Pavilhão Japonês

O Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera fica próximo do Portão 10. Homenageia a cultura japonesa por meio de um lindo salão nobre e casa que prepara a tradicional Cerimônia do Chá. Aproveite para apreciar os belos jardins.

Jardim das Esculturas

30 obras de artistas brasileiros estão espalhadas entre três estruturas do Parque Ibirapuera: Museu de Arte Moderna (MAM), Bienal e OCA. Trata-se de um espaço de 6 mil metros quadrados, com mapa indicando onde estão as obras.

Auditório do Parque Ibirapuera

A estrutura do Auditório do Parque Ibirapuera é impressionante. Criado por Oscar Niemeyer, abriga atividades culturais e musicais. Destaque para o seu palco, que possui abertura para que as pessoas que estão no gramado assistam aos shows.

Planetário Professor Aristóteles Orsini

Um excelente programa para todas as idades é a visita ao Planetário do Parque Ibirapuera, que foi inaugurado em 1957. Sempre que há um evento no céu, a equipe disponibiliza telescópios para que o público possa ver.

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil conta a história da cultura afro-brasileira na identidade nacional, mas sob a perspectiva do negro. São mais de 3 mil obras, entre livros, fotografias, esculturas, vídeos e gravuras.

Praça Burle Marx

Para relaxar e apreciar a natureza, a dica é aproveitar um dos bancos da Praça Burle Marx. Ela fica bem em frente ao Viveiro Manequinho Lopes e proporciona espaço para a prática de ioga e outros esportes.

Viveiro Manequinho Lopes

Se você gosta de natureza, incluia a visita ao Viveiro Manequinho Lopes. Nesse espaço ocorre a produção de mudas de plantas para as áreas públicas de São Paulo. 

Escola de Jardinagem

Os cursos da Escola de Jardinagem do Parque Ibirapuera têm três meses de duração. Além deles, ocorrem oficinas e palestras sobre jardinagem, um assunto que está em alta.

Dica bônus: Museu de Arte Contemporânea da USP

A última parada desse passeio é estratégica: o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Ele fica bem em frente ao parque, conectado pela Passarela Ciccillo Matarazzo, no Portão 3A.

Além das obras do museu, experimente ir até o último andar para ter uma vista privilegiada do Parque Ibirapuera. O terraço desse edifício abriga o badalado Vista Restaurante, além de espaço para ver São Paulo do alto.

Ah! Não é preciso pagar nada para entrar. E se quiser comer um docinho e tomar café, pode ir até o Vista Café, que fica no primeiro andar.

Que tal ter tudo isso perto de casa? Conheça o Inside Nova Conceição! Viva no primeiro double suites de São Paulo.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS